sexta-feira, 12 de abril de 2019

Oficina "Conhece-te a ti mesmo: Combate ao Bullying e maus-tratos contra animais"



Na última segunda feira dia 08 de abril de 2019 ocorreu a EECI PROFESSOR RAUL CÓRDULA a primeira oficina do projeto contando com participação de mais de 100 alunos, a oficina reunião 4 turmas das aulas eletivas fazendo uma mobilização em prol da causa. Escolhemos esse dia, pois 7 de abril é o dia de Nacional de Combate ao Bullying e o mesmo de abril todo é tido como mês de combater essa violência. A cor laranja da fita simboliza a tolerância, cordialidade, gentileza e afetividade. O mês de abril também está ligado a campanha que alerta sobre o maus-tratos contra animais. 




Vale salientar que ambas as duas práticas são criminalizadas no Brasil. A Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros. A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus-tratos como crime de comina as penas. O decreto 24645/34 (Decreto de Getúlio Vargas) determina quais atitudes podem ser consideradas como maus-tratos.





A oficina contou em seu primeiro momento com uma sensibilização utilizando como recurso metodológico clipes musicais que servem como estimulo, já que a música possui um encanto natural e cumpri sua função vital que é transmitir uma mensagem que a sociedade precisa e carece receber. a música escolhida foi "Firework" da cantora Katy Perry que apresenta a temática de que devemos aceitar e entender nossos problemas e assim teremos força para lutar contra eles, seja de qual ordem for, no clipe ele mostra diversas situações em que as personagens estão sob pressão de julgamento, em um determinado momento começa sair uma luz como se fosse fogos de artifícios de dentre delas e assim criam coragem e enfrentam as adversidades com um novo e revigorado poder sobre a felicidade e dessa forma sobre a vida delas, como ela canta no trecho com tradução: "Porque, querido, você é um fogo de artifício, Vá em frente, mostre o que você vale".
Tivemos um debate sobre o tema, não deu para todos falarem pelo número de alunos e o pouco tempo que dispomos, as eletivas ocupam duas aulas. Buscando levantar no debate opiniões diversas e assim gerar um diálogo entre os estudantes e os bolsistas.
Logo após expor o trailer de um documentário norte americanos sobre o bullying, link do documentário na integra logo abaixo.

Sinopse "Bullying":


Nos Estados Unidos, cinco adolescentes que vivem diversas formas de assédio diário, seja verbal, físico ou psicológico, são acompanhados pela equipe de produção, em uma análise de uma estrutura perversa que ninguém consegue desmontar.



E o outro vídeo que foi apresentado na integra por ser um curta. Uma produção brasileira que é de extrema importância, mostrar o que pensa os estudantes brasileiros sobre o tema, assim dialogando com seus pares. 

Sinopse "Liberdade de Ser (Documentário sobre o Bullying)":

O documentário, realizado a partir de um trabalho na disciplina de sociologia, foi feito com relatos de alunos e ex-alunos da ETEC Presidente Vargas.

O curta tem como objetivo mostrar o quão próxima a violência está das pessoas e as consequências que o bullying traz nas vidas de quem o enfrentou. Alguns já superaram o que se passou, outros nem tanto. Mas ainda existe uma parcela imensa de pessoas que sofrem em silêncio por não poderem ter a liberdade de ser elas mesmas.




Para finalizar a oficina e expressar o que muitos estudantes da escola tem vontade de dizer convidamos eles a produzirem cartazes para serem colados nos corredores da escola, a representatividade dos sentimentos está em forma constante na escola, seja com artes nas paredes, textos que fazem um convite a reflexão, figuras que vão além de uma mera mistura de traços, podemos sentir nos corredores a identidade deles em formação constante e isso é maravilhoso.






  





Abaixo segue um link com uma entrevista mostrando como podemos trabalhar esse tema com outro viés metodológico.


Para conhecer mais clique no link e veja a matéria completa no site do MEC:

Professora usa poesia como arma para combater prática de bullying em escola do Distrito Federal