quinta-feira, 30 de maio de 2019

Oficina "Conhece-te a ti mesmo: Combate ao Bullying e maus-tratos contra animais"


No dia 15 de abril aconteceu na escola EEEFM Nenzinha Cunha Lima a segunda oficina de Combate ao Bullying e Maus Tratos de Animais, o interessante e pertinente a dizer é que nessa escola a disciplina Eletiva tinha como foco o tema do Bullying sendo trabalhado pelas professoras. Na dinâmica da eletiva elas utilizam como recurso metodológico o drama adolescente 13 Reasons Why produzido pela Netflix.



Foi muito bom trabalhar com os estudantes do ensino fundamental, pois a escola funciona no modo hibrido, já que as demais escolas cidadãs só funcionam com o ensino médio. Tivemos a oportunidade de sentir e ouvir outras vozes que também sentem e vivem esse problema que é grave e não pode ser entendido como algo necessário na história de vida dos nossos estudantes.

Quando vamos falar desse tema muitos dizem “eu sofri e nem por isso fiz algo” ou “ah essa geração está muito frágil”, esses que dizem isso esquecem que não devemos fazer de uma exceção algo que seja regra para todos. Se alguém sofreu ou sofre esse problema não podemos garantir que terá o mesmo tipo de reação em outra pessoa, lembre-se estamos aqui falando de emoções, reações diversas e não de experiências de um laboratório com reagente químicos ou números de operações matemáticas.

Depois que a oficina terminou assisti um episódio junto com eles e podemos ver como trabalhar com esse recurso é prazeroso, há realmente um envolvimento geral, é uma linguagem que faz parte da vida deles, as professores conduzem com maestria a eletiva, uma pena que não poderei ver a culminância dela já que todas as eletivas ocorrem no mesmo dia.

Um fato que já é comum mas ainda chama atenção é como cada público se comporta isso auxilia e engradece muito o residente que está executando o trabalho, pois ele ganha maturidade para entender cada dinâmica distinta que todos as salas de aula terão. Mostra que a jornada não deve parar com um único modo de dar aula, devemos ir além, devemos ousar e buscar jamais estagnar nosso pensamento.

Link da oficina realizada na outra escola, seguimos o mesmo plano na outra veja mais detalhes de como executada: