No dia 07 de agosto de 2019 na Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima, foi organizado uma palestra sobre Ansiedade para os estudantes dos 2° e 3° ano do Ensino Médio, em conjunto com as professoras Simone Cardoso de Albuquerque Ramos (Sociologia) e Cristiane Raposo Sousa (História) com participação do residente Romualdo Batista Malaquias (Filosofia).
Foram selecionadas essas duas turmas, por que seria muito proveitoso ao terceiro ano que irá fazer o ENEM esse ano ter um apoio de como lidar com a já esperada sensação antes da prova e dicas de como evitar foram dadas como controlar a respiração, ter calma independente da situação, postura correta, pausa para um lanche. E para o segundo foi oportuno, pois a professora esta trabalhando com ele esse tema e assim eles teriam um outro ponto de vista sobre o assunto.
A professora Simone trabalha com o terceiro nesse mês a questão sobre o sociólogo francês Émile Durkheim e o suicídio, que pode ter uma relação com as crises de ansiedade. E com isso fica claro como a escola cidadã trabalha a interdisciplinaridade, podemos ver duas professoras, com series em anos distintos trabalhando temas que convergem e assim os estudantes tem varias vertentes para explorar esse tema que as vezes evitamos em falar.
Devemos transmitir para nossos estudantes que a ansiedade não é frescura, não é querer aparecer, não é não ter fé, é sim pressão social, cansaço acumulado e falta de compreensão. Deve-se entender que não podemos confundir aquele sentimento de nervoso antes de qualquer acontecimento com ansiedade, ela tem sintomas bem mais alarmantes como por exemplo insônia, ataques de pânico, falta de ar ou respiração ofegante, tensão muscular, batimentos cardíacos acelerados, medos irracionais etc.
Um vídeo seria mostrado mas pelo pouco tempo não conseguimos mostrar, mas fica aqui abaixo o link e todos podem assistir:
Fotos da palestra:
Disponibilizando aqui abaixo o link da história em quadrinhos do Nick Seluk, o artista por trás das populares séries de quadrinhos Awkward Yeti, criou uma série que explica como é a luta diária de sua leitora Sarah Flanigan.
“Como alguém que é experiente e tem sofrido com ansiedade e depressão, foi fácil ilustrar de uma forma que complementou a história”, disse Seluk ao Bored Panda.