sexta-feira, 28 de junho de 2019

ELETIVA: Talk Show Culminância

            A eletiva Talk Show em Ação Protagonista teve no dia 17 de junho de 2019 sua culminância, apresentando entrevista com a pensadora francesa Simone de Beauvoir interpretada pela estudante Vitória e com Tarsila do Amaral interpretada pela professora Socorro Ramalho. O nome do programa era Pensador Entrevista. Na preparação para interpretar Simone a estudante leu trechos do livro "O Segundo Sexo" da autora e o "Dicionário Crítico do Feminismo" com  organização de Helena Hirata, Françoise Laborie, Hélène Le Doaré, Danièle Senotier. Vitória passou por vários ensaios até chegar nesse momento.
             O processo de criação aconteceu por meio de oficinas e exposição do pensamento de diversos nomes consagrados. Fizemos uma demonstração de como seria a eletiva ao longo do período realizando uma entrevista com a personagem morte interpretada pelo residente Guilherme Buriti, com doses de humor e mostrando o que muitos pensadores (SchopenhauerMonja Coen, Sócrates, Platão, Nietzsche, Buda)  falavam sobre a morte ao longo dos anos, tentamos apresentar não apenas o caráter sério do tema, mas também descontrair um pouco, pois o tema é pesado de ser trabalhado, em um determinado momento do programa lançou para a plateia fazer perguntas a personagem, tendo como base programas de jovens que tem um formato despojado e já consagrado da televisão como o Altas Horas da Rede Globo.
  Apresentamos aos estudantes as biografias de Chica da Silva e Marielle Franco de forma crítica, abordando como e por que podem ou não ser vistas como uma forma de resistência política ao status quo de seu tempo e aos movimentos de exclusão perpetrados pelo Estado de direito. Além disso, tentamos descaracterizar inverdades factuais atribuídas a ambas e perspectivas guiadas ou fantasiosas, em muitos casos difamatórias, mas também em outros ingênuos e incondizentes com as condições históricas em questão.
  Também apresentamos ao estudantes da eletiva um pouco sobre grandes nomes da ciência, como Galileu Galilei, Pitágoras e Fibonacci, o intuito era apresentar o que e como eles pensaram o mundo, buscando não apenas o conhecimento da apresentação mas também demonstrando a contextualização de cada um desses nomes com sua época. Também foi citado Newton.
  Tivemos uma dinâmica sobre o movimento artístico, com a temática de “o que é uma obra de arte?”. Sendo apresentado diversos viés do mundo das artes desde clássico renomados (Théodore Géricault, Rafael, Caravaggio, Corot, Edvard Munch, Franz Marc, Tarsila do Amaral, Portinari) à pinturas feitas com a boca e pés de artistas não tão conhecidos, a ideia era explanar aqui um pouco mais as possibilidades de escolhas dos personagens e não mostrar apenas o lado da ciência e suas derivadas áreas, apresentar também nomes do meio das artes. Também citamos aqui Aristóteles sobre a sua analise da arte.
  Ainda tinha outros nomes que seriam entrevistados mas por imprevistos do dia não pode acontecer seria Leonardo da Vinci, Picasso, Seu JorgeBob MarleyPitágoras. No mais foi uma honra trabalhar e desenvolver essa eletiva, por que podemos ver a transformação que ela pode fazer na vida dos estudantes.


Tarsila do Amaral sendo entrevistada

Simone de Beauvoir sendo entrevistada

Simone de Beauvoir sendo entrevistada

Equipe do Residência com os estudantes da eletiva.

segunda-feira, 24 de junho de 2019

ELETIVA: Do Mato ao Prato Culminância


A eletiva Do Mato ao Prato surgiu com o objetivo de fazer uma horta dentro da escola para fazer uma plantação de hortaliças, plantas medicinais, plantas ornamentais. E um dos principais objetivos é que a eletiva esteja voltada para que futuramente sua horta esteja servindo a todos. Mas, a ideia não é só de plantar o que comer, mas sim. De deixar o ambiente da escola mais bonito e harmonioso.  Os alunos da eletiva, Do Mato ao Prato eram divididos em grupos. Uns que produziam cartazes, os que tiravam fotos, os que plantavam, os que regavam, e aqueles que tintavam materiais para decorar o ambiente.  A eletiva era composta por 33 alunos, onde a maioria eram meninas. Havendo a interdisciplinaridade, A eletiva do Mato ao Prato tinha a composição de três disciplinas, Sociologia, Geografia e Física. Ao decorrer da eletiva, as professoras foram explicando como deveria funcionar a mesma, mostrando aos alunos documentário de como se produzia uma horta. Durante os dois semestres do ano, diversas eletivas são apresentadas para os alunos. Porém, todo semestre as eletivas mudam, no mais. A eletiva do Mato ao Prato vai permanecer devido ao seu objetivo.
Como o objetivo da eletiva era proporcionar os alunos e funcionários da escola se alimentarem dos alimentos cultivados em sua horta, era necessário saber como funciona a mesma. Esse vídeo falado mais acima, foi apresentado em duas fases da eletiva. A primeira vez, quando a eletiva foi apresentada de fato aos alunos como se funcionava, e a segunda vez quando foi ser colocado as tarefas em práticas. Com a divisão feita pelas professoras, facilitou o desenvolvimento do trabalho, no entanto, uma boa parte dos alunos se interessava pela eletiva. Uns pelo fato de amar estar envolvido com a terra, e outros por curiosidade mesmo. Durante o acompanhamento, foi possível perceber o interesse de certos alunos com o ambiente da escola, afinal. A eletiva tem um objetivo muito positivo dentro do mesma, se preocupando em ter contato com o diretor para fazer a limpeza de uma área bem favorável para ser plantado flores é um dos propósitos da eletiva. O comprometimento de alguns estudantes foi nítido.
Um passo muito importante foi dado e planejado durante toda a eletiva, em Junho de 2019 aconteceu a visita no Campus de Lagoa Seca, Escola Agrícola. Onde foi ensinado aos alunos de como deve se fazer a base para cultivar a horta. Aprendendo a fazer o canteiro na medida certa, qual tipo de terra pode utilizar para as plantas desenvolverem. Que tipos de sementes são ideal para cada solo. Foi uma visita muito rica e cheia de conhecimento.
A ideia da horta dentro da escola é fantástica e instigante, os alunos junto com toda a escola tem total capacidade de avançar cada vez mais e produzir cada vez mais. Um dos ponto chave para o desenvolvimento da eletiva é trazer a horta escolar para a comunidade. No percurso de toda a eletiva, matérias foram produzidos para serem apresentados no dia da culminância, que aconteceu em Junho de 2019. No entanto, a culminância acontecera duas vezes ao ano, já que essa eletiva é a única que vai permanecer a mesma nos dois semestres do ano.
Os cartazes foram feitos e expostos com fotos, explicações de acordo com cada grupo de plantas. O ambiente de toda sala estava de acordo com o propósito da eletiva, bem colorido, alegre e muito harmonioso. Diversos tipos de plantas foram apresentados durante o dia de visitação dos demais alunos e professores. Já que essa eletiva terá continuação, alguns professores podem permanecer e outros não, pois deve acontecer a interdisciplinaridade entre as disciplinas, e os alunos também mudam de acordo com o semestre.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Banksy surpreende e oferece presente de Natal ao povo do País de Gales

Moradores da cidade de Port Talbot, no País de Gales, área mais poluída e das mais pobre no Reino Unido, acordaram com um presente de Natal antecipado na manhã de quarta-feira (19/12/2018) : uma nova pintura de Banksy.


Fotos Internet