segunda-feira, 24 de junho de 2019

ELETIVA: Do Mato ao Prato Culminância


A eletiva Do Mato ao Prato surgiu com o objetivo de fazer uma horta dentro da escola para fazer uma plantação de hortaliças, plantas medicinais, plantas ornamentais. E um dos principais objetivos é que a eletiva esteja voltada para que futuramente sua horta esteja servindo a todos. Mas, a ideia não é só de plantar o que comer, mas sim. De deixar o ambiente da escola mais bonito e harmonioso.  Os alunos da eletiva, Do Mato ao Prato eram divididos em grupos. Uns que produziam cartazes, os que tiravam fotos, os que plantavam, os que regavam, e aqueles que tintavam materiais para decorar o ambiente.  A eletiva era composta por 33 alunos, onde a maioria eram meninas. Havendo a interdisciplinaridade, A eletiva do Mato ao Prato tinha a composição de três disciplinas, Sociologia, Geografia e Física. Ao decorrer da eletiva, as professoras foram explicando como deveria funcionar a mesma, mostrando aos alunos documentário de como se produzia uma horta. Durante os dois semestres do ano, diversas eletivas são apresentadas para os alunos. Porém, todo semestre as eletivas mudam, no mais. A eletiva do Mato ao Prato vai permanecer devido ao seu objetivo.
Como o objetivo da eletiva era proporcionar os alunos e funcionários da escola se alimentarem dos alimentos cultivados em sua horta, era necessário saber como funciona a mesma. Esse vídeo falado mais acima, foi apresentado em duas fases da eletiva. A primeira vez, quando a eletiva foi apresentada de fato aos alunos como se funcionava, e a segunda vez quando foi ser colocado as tarefas em práticas. Com a divisão feita pelas professoras, facilitou o desenvolvimento do trabalho, no entanto, uma boa parte dos alunos se interessava pela eletiva. Uns pelo fato de amar estar envolvido com a terra, e outros por curiosidade mesmo. Durante o acompanhamento, foi possível perceber o interesse de certos alunos com o ambiente da escola, afinal. A eletiva tem um objetivo muito positivo dentro do mesma, se preocupando em ter contato com o diretor para fazer a limpeza de uma área bem favorável para ser plantado flores é um dos propósitos da eletiva. O comprometimento de alguns estudantes foi nítido.
Um passo muito importante foi dado e planejado durante toda a eletiva, em Junho de 2019 aconteceu a visita no Campus de Lagoa Seca, Escola Agrícola. Onde foi ensinado aos alunos de como deve se fazer a base para cultivar a horta. Aprendendo a fazer o canteiro na medida certa, qual tipo de terra pode utilizar para as plantas desenvolverem. Que tipos de sementes são ideal para cada solo. Foi uma visita muito rica e cheia de conhecimento.
A ideia da horta dentro da escola é fantástica e instigante, os alunos junto com toda a escola tem total capacidade de avançar cada vez mais e produzir cada vez mais. Um dos ponto chave para o desenvolvimento da eletiva é trazer a horta escolar para a comunidade. No percurso de toda a eletiva, matérias foram produzidos para serem apresentados no dia da culminância, que aconteceu em Junho de 2019. No entanto, a culminância acontecera duas vezes ao ano, já que essa eletiva é a única que vai permanecer a mesma nos dois semestres do ano.
Os cartazes foram feitos e expostos com fotos, explicações de acordo com cada grupo de plantas. O ambiente de toda sala estava de acordo com o propósito da eletiva, bem colorido, alegre e muito harmonioso. Diversos tipos de plantas foram apresentados durante o dia de visitação dos demais alunos e professores. Já que essa eletiva terá continuação, alguns professores podem permanecer e outros não, pois deve acontecer a interdisciplinaridade entre as disciplinas, e os alunos também mudam de acordo com o semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário